4 de set. de 2013

Da ressonância rumo ao Pilates

Faz algum tempo que convivo com dores na coluna, e quem vive esse drama sabe do que estou falando. A dor torna-se próxima, tão próxima, que aprendemos a conviver. Consultei alguns médicos, mas eles só me pediam RX da coluna e não viam nada. Quase desesperançosa fiz mais uma tentativa recentemente e o médico solicitou uma RM. Então, lá fui eu debutar nesse exame que eu só ouvia falar (tipo a mamografia que só fui conhecer ano passado). Na mamografia eu tinha medo da dor que tanto falavam que sentiam, mas pra mim foi bem tranquilo e não senti nada alguém de uma pequena pressão. Já na ressonância, sempre falavam que só era chato o barulho e ter que ficar parada. Depois
de responder várias perguntas para a atendente, fui pra dita sala do exame. Quando entrei naquele tubo me senti muito mal, parecia uma sensação de estar enterrada viva :) (esse exemplo foi meio furado, pois pelo menos nessa vida nunca fui enterrada). Mas a sensação foi muito ruim mesmo e a atendente me retirou na hora quando eu disse que estava faltando o ar. Ela me disse que achou que eu ia ter uma crise de pânico e explicou que tinha como colocar um ventinho direcionado pra mim pra ajudar na respiração e o exame transcorreu tranquilamente. Ela foi muito atenciosa. Mas o fato me fez pensar nas pessoas que têm fobia e também nas que estão acima do peso, pois sou magra e achei o espaço bem pequeno. Quando o exame terminou não contive a curiosidade e perguntei à enfermeira sobre como faziam sobre a fobia. Ela respondeu que usam anestesia geral e contou que uma vez uma senhora teve uma crise de pânico durante o exame, e em segundos se desprendeu do colete e saltou pra fora do tubo pela traseira que é alta. Ela não não teve nem tempo de reagir, tamanha a agilidade da paciente. Por sorte não se machucou. Já pensaram  no desespero dessa mulher? Às vezes ouço comentários sobre síndrome do pânico ser bobagem. Não é não,é sério. Ninguém vai querer encarar uma anestesia geral só porque sim. Essas pessoas sofrem. Quanto ao meu exame... Princípio de hérnia de disco. Indicação: cuidado e Pilates. Então agora é partir em busca de um fisio que me ajude nesse processo dolorido, mas necessário.


 Só por curiosidade: A RM foi inventada pelo suíço, Felix Bloch e o estadunidense, Edward Purcell; invenção pela qual receberam o Nobel de Física.



 
 Já o Pilates, foi invenção de um alemão: Joseph Pilates para vencer vários problemas sérios de saúde que tinha na infância e mesmo assim conseguiu ser ginasta e mergulhador. 

Começo minha caminha... Da ressonância ao Pilates. Do que é dor ao que eu espero que seja prazer. ;)

Nenhum comentário: