17 de jun. de 2008

Mercedes Sosa na XIX Vigília do Canto Gaúcho




No dias 13 e 14 de junho, aconteceu em Cachoeira do Sul a XIX Vigília do Canto Gaúcho. Dentre as concorrentes sagrou-se campeã a música "Madalena flor do campo", um rasguido doble com letra de João Rafael Teixeira Chiappetta, de Cachoeira do Sul, e música de Carlos Madruga, de Porto Alegre. Defendida em palco pelo jovem intérprete Matheus Leal, a música conquistou os jurados, conquistando também o a premiação de melhor melodia. O segundo lugar ficou com a chimarrita "Romance fronteiro", de Gujo Texeira e Juliano Gomes, interpretada por Marcelo Oliveira. A chamarra "A estrela torta da espora", também de Gujo em parceria com Everson Maré, ficou em terceiro lugar no festival. O prêmio de Música mais popular ficou com o chamamé "Romance a um par de rédeas", letra de autoria de Mateus Neves da Fontoura e música do conterrâneo Juliano Moreno.
_______________________________________________
ESCUTE A MÚSICA CAMPEÃ CLICANDO ABAIXO:

Madalena flor do c...
________________________________________________

Mas o momento mais especial da noite, foi sem dúvida nenhuma o show de encerramento com a Mercedes Sosa. Movi mundos e fundos para estar lá e consegui. Peguei uma gripe medonha, mas valeu a pena. Ver e ouvir Mercedes cantar foi um presente. Pessoal, a mulher canta como se estivesse conversando... Não faz esforço nenhum. E que voz! La negra... Essa senhora que beira os 73 anos, é sem dúvida uma das vozes que representa a América Latina. Com seu timbre contralto, canta e encanta tanto o público de um ginásio lotado uma cidade do interior do RS, quanto os teatros da vida.
O vídeo abaixo é da música Duerme Negrito. Ela não cantou essa música em Cachoeira... Uma pena. Eu adoro. Esse vídeo é de um acústico que ela gravou na Suíça na década de 80. É uma música do folclore argentino e já é considerada de domínio público. Espero que gostem. Entonces... ¡Canta conmigo, canta... Hermano americano... Libera tu esperanza... Con un grito en la voz! =)

Nenhum comentário: