8 de jul. de 2012

Qual selo você gostaria de ganhar? Fica ligado.


Diante das minhas experiências em viagens com transporte coletivo, presenciei toda sorte de situações (se é que se pode usar o termo sorte pra isso). Se fosse distribuir o selo "Que deselegante!" corria o risco de faltar... =) Depois de tanta falta de respeito, da ausência de noção e bom senso, e dos mais variados absurdos que presenciei, me atrevi a listar algumas normas de boa convivência. Fica a dica.



  1. Não leva a casa nas costas. Trata sua “síndrome de retirante” e se toca que o bagageiro não é todo seu.
  2.  Geralmente as pessoas fazem uma fila, tanto para guardar/retirar a bagagem, quanto pra entrar no ônibus. Seria de bom tom respeitá-la.
  3. Não fique empacando o corredor do ônibus na hora que todos querem achar seu acento.  Corredor de ônibus não é porta de geladeira. Acha a poltrona e senta logo!
  4. Comprou a poltrona de número tal, senta na poltrona de número tal... Pelo menos até o ônibus sair e ter certeza dos lugares vagos.
  5. Limite-se ao seu espaço na poltrona, não invada o espaço do outro. Deixe pra ser espaçoso na sua "humilde residência".
  6. Gosta de/precisa ir ao banheiro toda hora ou descer do ônibus a cada parada? Escolha comprar uma poltrona no corredor.
  7. Gosta de ouvir música? Leve junto e faça uso de fones de ouvido. Não são tão caros assim... Poupe os demais do seu gosto musical. Ninguém merece viajar um minuto que seja ao som de “sertanojo” ou “batidão”... É de cortar os pulsos.
  8. Se tiver necessidade de lanchar durante a viagem, tenha noção... Não tire uma linguiça de dentro da bolsa que vai infestar o ônibus todo com o cheiro. Não coma salgadinhos barulhentos no meio da madrugada. Não faça do corredor do ônibus um piquenique ao estilo farofeiro ou feira livre... “Passa o refri..." "Dá mais um pastel aí...”.
  9. Coloque o celular em modo silencioso e priorize as mensagens SMS. Muito desagradável ouvir diálogos íntimos e às vezes no meio da madrugada. Nem fique testando toques diferentes pra passar o tempo. Quer passar o tempo? Leva uma palavra-cruzada, uma revista, faz as unhas... Sei lá, mas deixa o celular quieto! Entendeu? 
  10.  Se estiver enjoado e/ou passando mal não espere o último momento para se dirigir até ao banheiro. Leve em consideração os demais passageiros que depois terão que continuar viagem com todo o seu cardápio no chão do corredor, please. O famoso Dramin também ajuda.
  11. Quando chegar ao seu destino, deixe a poltrona na posição inicial para facilitar a vida do passageiro que está sentado atrás.
  12. Filtro nas conversas é bem vindo. O restante do ônibus não precisa saber de toda sua trajetória, nem de detalhes da vida de outras pessoas que por ventura venha comentar.  Seja discreto e evite emitir opiniões polêmicas sobre sexualidade, futebol, política e religião.
  13. Tem dificuldade de dormir em viagem? É uma questão a trabalhar, mas deixe os outros dormir em paz.
  14. Nem toda mulher viajando sozinha está a fim de flertar. Se manca! Se ela não disse ainda é porque talvez esteja constrangida com sua abordagem. 
  15. Não beba todas e volte que nem um gambá. A probabilidade de “pecar” nos itens 7, 8, 10 e/ou 12 aumenta consideravelmente com a bebida. Não seja inconveniente, pessoa...
Bom, penso que essas 15 já estão de bom tamanho. Seguindo algumas, já dá pra tentar o selo "Chic" da Gloria Kalil e se manter longe do selo da Sandra Annenberg  =). Aceito colaborações, alguém aí arrisca outras dicas?

2 comentários:

Rodrigo disse...

Gostei!!! O item 7 é o que mais vem causando transtornos ultimamente. já tive o (des)privilégio de viajar ao lado de uma moça curtindo o seu "funk pancadão". A viagem foi curta, mas muito sofrida!!! Ah! Mas a pior de todas foi certa vez que esta viajando do RS para o interior de SP. Duas senhoras que embarcaram em Curitiba com destino a Ribeirão Preto/SP, estavam com um certo problema de flatulências. Não preciso dizer o horror dessa viagem né. Fica aí mais uma dica: Os gases estomacais. :). Adorei o teu Blog.

Rodrigo Silva

https://www.facebook.com/RodrigoSilva76

Stella disse...

Resposta: Pois é Rodrigo, esse item foi porque fiz uma viagem de média distância com 2 ou 3 pessoas experimentando toque de celular dentro do ônibus. Em plena madrugada... E não tinha um que prestasse hehehe Outra viagem horrível foi uma pra Ijuí em que uma criança vomitou todo o corredor e o banheiro e não limparam, só colocaram jornal por cima. E pra completar as janelas eram travadas. Mas acho que não se compara com a tua, flatulência já é demais. =) Obrigada pelo comentário, pela visita e fico feliz que tenha gostado. Abraço.