28 de ago. de 2011

Anjos Urbanos

No início do mês tive a honra de ir ao coquetel de lançamento da exposição "Anjos Urbanos" do meu grande amigo Joe Nunes. Para quem quiser conferir ela fica no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz até o final do mês, mas quem não conseguir visitar esse mês ainda, terá oportunidade em setembro na Unisc. São 12 telas em pequenos formatos em tons de cinza e pintadas à óleo. Abaixo compartilho um pouco da história do "Anjo Urbano", contada pelo próprio autor e algumas fotos das telas que estão disponíveis para aquisição.

“Faz uns dezoito anos, eu acho, ganhei de presente um livro de uma poetisa genial, uma grande amiga chamada Anita Costa Prado, de São Paulo. Nessa obra, intitulada “Infância Desfavorecida”, havia poemas de Anita e de outros autores e em suas páginas também havia fotos de crianças de rua que eles fizeram. E foi uma delas me chamou a atenção, era um menino dormindo na porta de uma casa abandonada, assim como ele. Pensei em por que os artistas pintam crianças sempre com aqueles rostos felizes e corados, como anjinhos barrocos, se na verdade muitas de nossas crianças, nossos anjos, passam fome e frio. Isso me inquietou muito, então desde então aquela imagem me perseguiu, como um problema sem solução. Decidi algum tempo depois que aquele seria o meu anjo, um anjo de verdade, urbano e que as únicas asas que ele poderia ter eram velhos jornais que o vento lhe jogou.”
O Joe é um amigo muito querido. Um dos anjos que conheci logo que cheguei em Santa Cruz do Sul e que sinto felicidade por ter sua amizade. Um ser humano sensível, culto, daqueles que sempre é bom debater sobre qualquer assunto. Divertido, de um humor bem característico, idealista, atuante e que sempre arranja tempo para ajudar e se envolver com as questões sociais. 
Fica a dica! =)

Nenhum comentário: